RELÓGIO

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Escritora caicoense Ana Santana é eleita imortal da Academia de Letras

A caicoense Ana de Santana, poeta, escritora e doutora em Literatura pela UFRN é a primeira norte-rio-grandense eleita imortal da Academia Maranhense de Letras.
Essa semana ela recebeu um comunicado da academia informando que foi eleita titular da cadeira no 15 do Quadro de Membros Correspondentes. O ofício foi assinado por Mílson de Sousa Coutinho, presidente daquela academia, da qual ainda fazem parte nomes como José Mindlin, Gilberto Mendonça Telles, Benedito Nunes, entre outros.
A cátedra é patroneada pelo gramático e humanista português João de Barros, primeiro Donatário do Maranhão e vaga em razão da morte de seu último ocupante Malcolm Silverman, professor da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, autor de várias obras sobre literatura.
A definitiva incorporação da escritora ao Quadro de Correspondentes se completará com sua posse em São Luís. Ana de Santana esteve em São Luis em 2008, para lançar o livro no qual se transformou sua tese de doutorado, cujo objeto da pesquisa foi o poema épico O Guesa, de Sousândrade, poeta maranhense do século XIX. A edição teve todo o apoio da AML. “Estou muito feliz com essa honraria”, disse.
A escritora é mestre e doutora em Literatura Comparada pelo programa em Estudos da Linguagem da UFRN, professora e pesquisadora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP-RN). Assina publicações em periódicos científicos e é autora do ensaio crítico Adélia Prado e a poética do falanjo. Seus dois primeiros livros, ambos de poesia, foram Danaides e em Em Nome da Pele.
FONTE: BLOG XERIFE DA CIDADE - 9 DE NOVEMBRO DE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar